A maior atração de Brotas é o rio Jacaré Pepira que atravessa a cidade e impressiona pela beleza das suas corredeiras e quedas, e é tido como um dos poucos rios não ainda não poluídos do estado.

Foi a primeira cidade brasileira a criar uma legislação municipal específica para o turismo de aventura e natureza, enfatizando normas de segurança e procedimentos técnicos para o setor.

Desde 1992, Brotas tem seu esgoto tratado. Hoje, boa parte de seu lixo é reciclada e houve aumento das áreas reflorestadas. A análise de sua água obteve excelentes resultados.

O potencial natural do município, aliado à qualidade de produtos e serviços turísticos, confere a Brotas uma vocação para o ecoturismo rural e uma inquestionável liderança no turismo de aventura e natureza a ponto de ser conhecida como a Capital Brasileira do Turismo de Aventura. Essas atividades são operadas com padrão de qualidade internacional.

População:

23.858 Habitantes - Fonte: IBGE 2017

Historicamente sempre ligada à produção rural e a economia agrícola, teve sua época áurea no princípio de século XIX com a cultura de café.

O Nome:

Possíveis Origem - Brotas de olho d´água; Brotas de broto de capim (mato que brotava depois do pouso de tropeiros);
Brotas como derivativo de bolotas (bolos característicos feitos no lugar); A fundadora Francisca Ribeiro dos Reis prestou homenagem à Santa Nossa Senhora das Brotas, dando nome a cidade.

Jacaré Pepira:

Nome de origem Tupi-Guarani, que provavelmente significava para os índios aquele que olha de lado, aquele que é torto e esfolado, referindo-se ao curso do rio e suas quedas. 

Filho Ilustre

O Cantor sertanejo José Daniel Camillo, ou simplesmente Daniel, é natural de Brotas. Além de estar sempre divulgando o destino, Daniel compôs, juntamente com Geraldo Antônio de Carvalho (o Rick da Dupla Rick e Renner), o Hino Municipal de Brotas. Daniel também é proprietário do Cine São José, imóvel adquirido em 2004. Após totalmente reformado e modernizado o Cine São José foi reinaugurado em março de 2009 e, após 15 anos parado, voltou a trazer entretenimento e alegria a população de Brotas.